A atuação da Funarte no campo da fotografia com a criação em 1979 do Núcleo de Fotografia, expandido como INFoto a partir de 1984, é exemplar para a compreensão do papel decisivo das políticas públicas no desenvolvimento das áreas cultural e artística do país. Imensuráveis foram as iniciativas nos campos da produção, difusão, preservação, formação, reflexão e articulação ocorridas no período, que reverberam até hoje.
Um dos pontos marcantes foi a ampliação da atuação do INFoto/Funarte, que passou a abarcar para todas as regiões do país, fortalecendo, conectando e ainda estimulando o surgimento de inúmeras iniciativas locais. As Semanas Nacionais de Fotografia em itinerância por um período de oito anos (1982-1989), por exemplo, foram decisivas para a criação de uma conexão nacional entre os produtores e pensadores do campo da fotografia em consonância com forças democráticas, criativas e transformadoras que então pulsavam no país.
{Lp} press
@lppress
“Fazemos livros de fotografia. Acreditamos que cada ideia merece soluções originais, por isso dispensamos formatos pré-moldados. A edição das fotos, a arte gráfica, a escolha do papel, a técnica de impressão, o acabamento: tudo é pensado sob medida para cada projeto, e produzido em diálogo constante com o autor.”
Angela Magalhães é formada em Comunicação Social pela Eco/UFRJ. Foi bolsista da Fulbright/Capes no ICP e na Aperture, em Nova York. No Núcleo de Fotografia/Instituto Nacional de Fotografia da Funarte, realizou mais de uma centena de curadorias e conferências.
Nadja Peregrino é mestre em Comunicação Social pela Eco/UFRJ. Atuou no INFoto-Funarte e no Centro de Artes da UFF. Com Angela Magalhães, editou Fotoclubismo no Brasil: o legado da Sociedade Fluminense de Fotografia (2012).
Victa de Carvalho é professora da Eco/UFRJ e do Programa de Pós–graduação do PPGCOM-Eco/UFRJ. Doutora pela UFRJ com estágio de pesquisa na Universidade de Sorbonne. É autora do livro O dispositivo na arte contemporânea: relações entre cinema, vídeo e novas mídias (2020).
Antonio Fatorelli é professor da Eco/UFRJ, líder do Grupo de Pesquisa Fotografia, imagem e pensamento. Publicou os livros Fotografia contemporânea: entre o cinema, o vídeo e as novas mídias (2013) e Fotografia contemporânea: desafios e tendências (2016), com Victa de Carvalho e Leandro Pimentel.
Não há avaliações ainda.