Con toda la muerte al aire . María Eugenia Cerutti

R$180,00

“Con Toda la Muerte al Aire” é a investigação visual de um dos mais retumbantes feminicídios da história do crime argentino: o assassinato de Alcira Methyger, cometido por seu parceiro Jorge Burgos em fevereiro de 1955.

Construído como um quebra-cabeça de peças em falta (ou sobras), esta publicação propõe uma reflexão visual em torno do universo de imagens que envolve a caixa e seu contexto. Também se propõe a fazer uma revisão do papel histórico e atual dos meios de comunicação em relação aos crimes contra as mulheres e o lugar que os leitores ocupam nesse quadro. Não se trata de dar conta de um caso distante na história, mas sim de olhar para suas reverberações e repercussões em contextos contemporâneos.

Fora de estoque

A peça editorial é composta por dois livros. O primeiro reúne material de vários arquivos e fotografias forenses intervenientes. O segundo é a reedição do livro “Não matei Alcira” (publicação do femicídio Jorge Burgos da prisão) junto com imagens atuais de cenas de crimes.

O título do projeto é um trecho de “Esa mujer”, história do jornalista e escritor Rodolfo Walsh, sobre o sequestro do corpo de Evita também em 1955.

AGUSTINA LARREA / THE AR JOURNAL:
“Por meio de um notável trabalho de arquivamento e pesquisa, o novo livro da fotógrafa María Eugenia Cerutti se propõe a revisitar em imagens o feminicídio de Alcira Methyger ocorrido em 1955. É um crime de grande repercussão na Argentina do que na mídia da época. conhecido como “o caso Burgos, o quartel-general de Barracas”, pelo nome do autor do crime ”.

JAVIER SINAY / SIE7E PARAGRAPHS:
“O que com toda a morte no ar mostra é que você tem que continuar pensando nas histórias do passado porque elas podem participar do nosso presente de alguma forma …”

HINDE POMERANIAC / INFOBAE:
“É uma abordagem original onde, apesar da estética potente da sua narrativa visual, o olhar crítico não desaparece, pelo contrário: é realçado …”
_

María Eugenia Cerutti

(1974, Mendoza) vive e trabalha em Buenos Aires, Argentina. É fotógrafa, pesquisadora e professora.

Seus projetos giram em torno da memória, do arquivo, explorando como os cenários que nos cercam influenciam nossos corpos e nossos comportamentos.

Conquistou os prêmios FOLA Pampa Energía 2019 e Gabriel García Márquez / FNPI em 2008, entre outros prêmios e bolsas nacionais e internacionais.

É autora dos livros Con toda la Muerte al Aire, Kirchner fotografías 2003-2010 y 132.000 volts, el caso Ezpeleta. Ela também dirigiu a performance site specific Con toda la muerte al aire (Toda a morte no ar) realizada em 2018 e 2019 no Espacio Proa 21.

Conheça os títulos da SED Editorial disponíveis na Lovely House.

Peso 0,360 kg
Dimensões 13,5 × 18 cm
Autor(es)

María Eugenia Cerutti

Titulo

Con toda la muerte al aire

Editora

SED Editorial

Edição

Local de produção

Argentina

Idioma

Espanhol

Encadernação

Brochura

Páginas

280

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

SKU: SED-00003 Categoria: Tags: ,
Updating…