Ela vai ficar . Sabrina Pestana

R$80,00

“Ela vai ficar. A câmera. Eu. A velhice. As rugas. As fotos. A memória. A saudade.” Foram 236 dias registrando o velho Zico, avô da autora, em mais de 600 negativos, até sua súbita morte por um infarto fulminante. As fotos diárias eram banhadas pelos sentimentos de desprezo e gratidão do avô com a câmera fotográfica. O livro abre a porta daquele quarto e permite que outros olhos percorram os detalhes, o afeto, a memória cravada num corpo repleto de imperfeições e num amor imenso e eterno de avô e neta.

Em estoque

Ela vai ficar”, da fotógrafa paulistana Sabrina Pestana, teve a edição de suas imagens feita pela autora e por Walter Costa, sob coordenação editorial da Lovely House e textos do retratado, José Nicolau Pestana. O fotolivro apresenta um recorte deste trabalho que durou 236 dias, resultando em mais de 600 negativos no formato 6 x 6, em preto e branco, e reúne retratos diários do avô da fotógrafa em seu espaço de intimidade.

Iniciado há 10 anos por Sabrina Pestana, “Ela vai ficar” apresenta registros de seu avô José Nicolau Pestana (Zico), em fotografias realizadas diariamente, ao longo de 236 dias. “As fotos eram feitas todos os dias, antes do sol se pôr, em meu pequeno quarto no apartamento onde morava com meus avós, até o dia 26 de março de 2009, quando vovô sofreu um infarto fulminante às 18h00. Foram mais de 600 negativos, risos, conversas, abraços e confissões. As fotos diárias eram banhadas pelos sentimentos de desprezo e gratidão de vovô com a câmera fotográfica. Eu usava a ‘caolha de três pés’ – jeito debochado pelo qual vovô se referia à câmera – para me manter bem perto dele e para mantê-lo cada vez mais vivo. Registrei-o de todas as maneiras possíveis: foto, caligrafia, desenho, máscara mortuária e, sobretudo, por meio de meu coração”, comenta a fotógrafa.

Além das imagens, “Ela vai ficar” também é composto por pequenos textos escritos à mão pelo avô da fotógrafa. “Eu dormia. Ela entrou no quarto, arrancou-me do leito, colocou-me na banqueta de todo dia, virou meu pescoço, ajustou o foco e me devolveu ao leito”, revela Sr. Zico em meio aos retratos de sua neta. Acerca do título, Sabrina Pestana diz: “’Ela vai ficar’. A câmera. Eu. A velhice. As rugas. As fotos. A memória. A saudade. A câmera ficou, eu fiquei, ficaram as fotos e o velho Zico permanece na falta que faz e nas imagens que o registraram”.

De certa forma, as imagens criadas perpetuam a história do Sr. Zico. “’Ela vai ficar’ é o seu preparo para a eternidade e o meu preparo para a sua ausência. Neste livro nos revelamos. Abrimos a porta daquele quarto e permitimos que outros olhos percorram os detalhes, o afeto, a memória cravada num corpo repleto de imperfeições e num amor imenso e eterno de avô e neta”, conclui Sabrina Pestana.

Sabrina Pestana

Nasceu em São Paulo, em novembro de 1984. A memória e a consciência da morte, atributo muito humano, são temas recorrentes em sua obra. A fotografia se mostrou, se não a arma, pelo menos a armadilha para tentar capturar o tempo e a memória e tê-los para si. O interesse pela fotografia surgiu na adolescência, quando estudou na Escola Panamericana de Artes. Iniciou, sem terminar, o curso de veterinária na UFBA, em Salvador/BA, desvio que lhe valeu o contato e o convívio com o escultor Mário Cravo Júnior. Esse encontro foi determinante na decisão de assumir a arte como ofício e profissão. De volta a São Paulo, concluiu em 2008 seu Bacharelado em Artes Plásticas na FAAP – Faculdade Armando Álvares Penteado. Entre os principais projetos, está o fotolivro “Ela vai ficar”, editado pela Lovely House em 2018*.

Dirige o Estúdio Gangorra, onde produz fotografia de família e eventos.

*Trecho do texto de Mônica Maria Cintra Leone Cravo


Conheça os títulos da Lovely House Editora.

Peso 0,300 kg
Dimensões 21 × 0,7 × 26 cm
Autor(es)

Sabrina Pestana

Titulo

Ela Vai Ficar

Editora

Lovely House

ISBN

9788585039004

Edição

Ano

2018

Tiragem

300

Local de produção

São Paulo . Brasil

Idioma

Português, Inglês

Encadernação

Capa Dura

Páginas

54

Updating…