“Juliana Russo é artista visual, desenhista, curadora, montadora, ativista pelos direitos dos povos originários, pelo direito a moradia e profundamente interessada nas propiedades curativas das plantas.
Em 2015 lançou seu primeiro livro autoral, São Paulo Infinita, pela editora Gustavo Gili. Em 2017 participou da residência artística para desenhistas na Casa do Sol, para a criação da revista/livro Baiacu, editada por Laerte e Angeli e publicada pela editora todavia e de outras residências na Polônia e em Montenegro em 2018.
Em 2019 lançou seu livro “Pequenos Acasos Cotidianos: presentes e desastres da vida urbana” após ter seu projeto contemplado pelo edital Rumos do Itaú Cultural edição 2017/2018, também participou da exposição “O Tempo das Coisas” com os desenhos originais da publicação.
De 2020 a janeiro de 2022 esteve no cerrado do Brasil central pesquisando a sabedoria ancestral do povo quilombola Kalunga, plantas medicinais, diversidade diante da monocultura de soja que vem ocupando essa região do Brasil. Projeto esse que pretende dar continuidade.
Em 2022, de maio a setembro, foi à Alemanha e Polônia para realizar o seu terceiro livro, O fim e o Começo. Sobre sua ancestralidade. O livro foi lançado em abril de 2023 acompanhado de uma exposição individual dos desenhos originais no Lux espaço de arte, edifício Vera, em São Paulo.
Conheça os títulos da Juliana Russo disponíveis na Lovely House.
Não há avaliações ainda.