Filho de uma família camponesa que iniciou sua prolífica vida como lunático nas montanhas de El Escambray, como correspondente de guerra da Columna 8 comandada por Ernesto Che Guevara, deixou através de suas imagens em preto e branco o testemunho da Revolução cubana.
Sua obra, de grande valor patrimonial, faz dele parte do pequeno grupo de criadores que deu origem à chamada “fotografia épica revolucionária” do início dos anos 1960 em Cuba.
Laura Lavergne
Natural da Argentina, é fotógrafa e docente na área de fotografia. Desde 1990, começou a trabalhar profissionalmente como freelancer para vários meios de comunicação, como El Porteño, La Nación, Editorial Planeta, Emecé, Tusquets, entre outros. Em 2011 participou do Festival de Fotografia Floripa na Foto como co-organizadora da 1ª. Mostra de FELIFA “Feira de Livros de Fotografia de Autor” e em 2013 publicou seu primeiro livro independente – “Em terra” – um ensaio fotográfico e documental realizado ao longo de 20 anos sobre pescadores artesanais na praia da Armação – Florianópolis. Realiza exposições no Brasil e Argentina e atua como curadora dos livros de autores argentinos para os “Encontros de Livros de Fotografia de Autor (ELFA)”, no Floripa Na Foto (2013/2015/2016/2017/2019) e no Balneário Camboriú BC Foto Festival (2015/2016/2017/ 2018). Trabalha atualmente como professora, produzindo oficinas de Fotografia e Fotolivros em instituições de ensino, Espacio Gurruchaga (ARG) entre outros. Desde 2020 coeditora com Jorge Piccini da editora de livros de fotografía latinoamericanos “LP Editores”.
Atuante/colaboradora na organização de mostras de fotolivros no Brasil, Argentina (parte do equipe da FELIFA) e Cuba (1ª. e 2ª. Mostra de Livros Latinoamericanos de Fotografía de Autor na Fototeca de Cuba 2016/2018 e Projeto Biblioteca Móvel da Fototeca de Cuba).
Conheça os títulos da Ediciones Bex disponíveis na Lovely House.
Não há avaliações ainda.