República das Bananas . Shinji Nagabe

R$150,00

Diversos acontecimentos espalhados pelo globo parecem ter nos colocado em um estado de suspensão da realidade. A lógica não costuma ser mais a raiz de discursos, campanhas ou visões de mundo. Muitos argumentos distorcem ou simplificam realidades que envolvem o desenvolvimento sustentável deste planeta, a movimentação de populações vulneráveis e outros tantos temas que deveriam ser discutidos de maneira profunda e não com frases de efeito e propostas mal ajambradas. República das Bananas é uma resposta a este estado de desilusão e desencanto político e social. O realismo surrealista da mostra é baseado em fatos reais, mas extrapolado ao mesmo nível de fantasia de tantos discursos recentes. O Estado criado por Shinji Nagabe se vê sob o jugo de um cruel e populista ditador, enquanto parte de seu povo se mantém cego ou construindo frágeis facetas aceitas por esta sociedade, que rapidamente se rompem e revelam aspectos inaceitáveis neste controlado ambiente. Do outro lado desta narrativa está uma rebelião que faz uso da mesma banana que cega e censura para construir suas armas e bombas caseiras. Esta resposta visceral, guerrilheira, abre caminho para o confronto direto com uma visão absolutamente retrógrada e conservadora. Estão presentes no trabalho elementos centrais das transformações sociais e políticas vividas recentemente em tantos países: a violência, a religiosidade extremada e uma volta ao controle de costumes em um marcante retrocesso na garantia de liberdades individuais. Ao retratar de maneira satírica este universo, Nagabe expõe suas contradições e conexões com a realidade que vivemos ou tememos viver. O mergulho nesta república fictícia e sua ácida fantasia tropical pede uma reflexão sobre o papel de cada um nos rumos escolhidos para nossas comunidades e aqueles que ainda iremos escolher.

Fora de estoque

Shinji Nagabe

(Terra Roxa/Brasil, 1975) vive entre São Paulo e Madrid
Fotógrafo

Brasileiro de origem japonesa, a herança multicultural de Shinji o leva a incorporar questões de identidade e costume em seu trabalho. Suas imagens parecem fantásticas, mas estão impregnadas de realidade. Nesse sentido, e mesmo sendo encenadas, suas fotos são testemunhos e evocam principalmente o ambiente e o relacionamento com a sociedade.
Formado em jornalismo pela Universidade Anhembi-Morumbi, em São Paulo (Brasil), seu trabalho é uma mistura de realidade e fantasia fortemente influenciada por sua dupla cultura.
A partir de sua experiência vivendo em Paris no ano de 2015, ele trabalhou na série Espinha (coluna), compilação de 6 projetos realizados no Brasil. Esta série, que ganhou prêmios na França, Espanha e Brasil, foi tema de três exposições individuais e foi apresentada em festivais em vários países. A série Espinha foi premiada com o Prix Maison Blanche em Marselha e finalista do Prêmio HSBC de Fotografia 2018, cujo curador é Raphaëlle Stopin, diretora artística do Centro Fotográfico de Rouen.
Em 2019, Shinji apresentou seu novo projeto intitulado “A República das Bananas” como finalista e único representante da latino americano do Prêmio Louis Roederer, na 50ª edição do Rencontres de la Photographie d’Arles. A série apresenta de forma irônica e fictícia a chegada ao poder dos ultraconservadores no Brasil e no mundo.

Peso 0,4 kg
Dimensões 28,5 × 21 × 1 cm
Autor

Shinji Nagabe

Título

República das Bananas

Editora

IpsisPUB

ISBN

9786589200055

Edição

Ano

2021

Local de produção

Santo André SP . Brasil

Páginas

96

Idioma

Português, Inglês, Francês

Edição de imagens

Felipe Abreu, Bloco Gráfico

Desenho gráfico

Bloco Gráfico

Texto

Felipe Abreu

Gráfica

Ipsis

Impressão

Offset

Encadernação

Brochura, costura aparente e cinta

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

SKU: SHN-00001 Categorias: , Tags: ,
Updating…
  • Nenhum produto no carrinho.