A Pink Flamingo, de Jack Latham, nos leva a uma jornada visual melancólica pela Trilha de Oregon, que foi uma rota histórica estabelecida na década de 1830 por comerciantes de peles. Desde então, centenas de milhares de colonos, missionários, fazendeiros e caçadores de ouro atravessaram a trilha do Missouri ao Oregon em busca de uma vida melhor.
O flamingo de plástico foi projetado em 1957 por Don Featherstone. Gloriosamente cafona e extravagantemente rosa, o ornamento de jardim rapidamente se tornou um ícone de Americana. “As pessoas colocavam em seus gramados sintéticos, perto de uma cerca branca, e era uma maneira de exoticar a paisagem”, diz o fotógrafo documental galês Jack Latham.
Seu livro de estréia leva o título do design de Featherstone, que se tornou um clássico da cultura pop. “Vi o flamingo quase como uma paródia da bandeira americana”, explica Latham. “Quando os Estados Unidos plantaram a bandeira na lua, eles estavam dizendo: esta é a minha terra. Quando as pessoas seguiram a Trilha de Oregon, movendo-se de leste a oeste, enfiaram um flamingo em seus jardins como se dissessem que esta é minha casa”.
Conheça outros livros de fotografia na Lovely House.
Não há avaliações ainda.