Retrospectiva inédita no Brasil sobre o polêmico artista chinês, que tem a mais extensa exposição de sua obra na Oca do Parque Ibirapuera, em São Paulo, até janeiro de 2019.
Fartamente ilustrado, este livro conta com as principais obras de Ai Weiwei e o registro de suas criações em terras brasileiras, que mobilizaram artesãos do nordeste. Há ainda dois textos inéditos sobre sua biografia, sua carreira e suas experiências na América Latina e duas entrevistas realizadas com ele pelo curador Marcello Dantas. O título “raiz” se refere à principal matéria-prima das obras que Ai Weiwei desenvolveu no Brasil. O livro é bilíngue, em português e inglês.
Entre as obras mais conhecidas de Weiwei está a série Study of Perspective, que retrata um gesto desafiante diante de grandes monumentos da história da China e do Ocidente. Iconoclasta, Weiwei ficou famoso por quebrar ou pintar vasos antigos da Dinastia Han, considerados patrimônios culturais da China, uma atitude que atualiza na arte os excessos da Revolução Cultural.
Não há avaliações ainda.