O título “Catharsis” aponta para os processos de liberação das emoções há muito reprimidas, abrindo as velhas feridas dolorosas e dando-lhes tempo e espaço para curar. Seu trabalho prioriza a experiência vivida e explora a memória traumática não do ponto de vista de classificações morais e médicas, mas em vez disso, como uma investigação artística aberta. As imagens que compõem a série são uma mistura de antigas imagens de arquivo e fotos tiradas em seu ambiente atual. Ao escolher se concentrar em flashbacks e gatilhos, Zhengová explora a natureza fragmentada da memória traumática. Suas experiências pessoais de ter lembranças intensas e vívidas foram a principal inspiração para o enredo visual.
Misturando-se entre a ansiedade e o confronto com a realidade, o projeto revela um coletivo imaginário de experiências traumáticas que pertencem a diferentes indivíduos. A série reflete sobre o processo emocional pós-traumático com o qual todas as vítimas de aflição podem se relacionar. Apesar de ter sido concluído como um projeto de arte, ‘Catharsis’ vive na vida real.
Fotógrafa da República Tcheca que atualmente vive e trabalha na Holanda. No início de 2021, Zhengová se formou em Fotografia na Royal Academy of Art de Haia. Na série de graduação ‘Catharsis’, Zhengová explora a noção de seu trauma de infância reprimido. O projeto de longo prazo envolve uma instalação fotográfica e uma publicação.
Não há avaliações ainda.