Uma exploração sobre a potência do corpo para desorganizar as estruturas de significado em que as imagens são lidas a partir da recriação de uma série fotográfica anterior, El caballo de dos cabezas [O cavalo de duas cabeças], composta por autorretratos da artista junto com sua irmã gêmea.
Este trabalho ressignifica as fotografias da série chamada El caballo de dos cabezas – autorretratos da artista com sua irmã gêmea que giram em torno da memória e da ficção.
Concebida como uma performance, a recriação da representação busca explorar o poder do corpo de desorganizar as estruturas de significado em que as imagens são lidas. As imagens não são mais o que representam, mas suas relações com os demais componentes desta obra.
Mariela Sancari
Nasceu em Buenos Aires, Argentina em 1976. Vive e trabalha na Cidade do México desde 1997. Artista autodidata que afirma praticar e pensar fora dos circuitos hegemônicos de validação e formação.
Seu trabalho gira em torno da veracidade e da ficção em imagens, usando narrativas pessoais para explorar os limites do escopo da fotografia como meio de representação. Refere-se à dimensão afetiva, mas não sentimental, do trabalho autobiográfico, bem como às explorações formais do meio, por intermédio de questões relacionadas à encenação e autorreferencialidade na prática fotográfica.
Conheça as publicações da Asunción Casa Editora na Lovely House.