Ter a fotografia como ferramenta capaz de reativar a imaginação infantil cunhada na paisagem amazônica e assim amalgamar sonho e realidade nas suas imagens é uma das vigorosas vertentes da obra de grande originalidade de Elza Lima. Este é o primeiro livro dedicado exclusivamente ao trabalho da artista, com edição realizada pelo pesquisador e curador Eder Chiodetto.
Nascida em Belém do Pará, em 1952, essa artista tem a capacidade de perceber ângulos e organizar planos que resultam em composições primorosas, nas quais todos os elementos enquadrados por esse olho tenso e inquiridor se relacionam entre si, criando uma espécie de dança para os olhos.
Tudo aquilo que normalmente a fotografia estanca no fluxo temporal, nas imagens de Elza parece ganhar potência de movimento. É comum, em suas fotografias, o nosso olhar passear pela superfície da imagem fazendo espirais na tentativa de interligar todos os pontos que se apresentam na espessura da imagem, que ela sabiamente faz emergir da ilusão especular com a qual cria suas vertiginosas perspectivas.
Não há avaliações ainda.