A coleção de imagens de halterofilistas, produzidas na década de 1920, é o ponto de partida para a reconstrução de novos corpos: bizarros, mitológicos, andróginos ou simplesmente esculturais. Produzidas em uma época em que o corpo masculino vivia encoberto e que as imagens homoeróticas inexistiam enquanto tal, elas escapam, no entanto, ao contexto estritamente esportivo em que eram produzidas. Na falta de registro sobre a sua circulação, este pequeno álbum reatualiza, cem anos depois, estas imagens e propõe novas visualidades a esses corpos/fetiche, corpos/idealizados.
Eder Ribeiro
Curador e editor, baseado em São Paulo, possui mestrado em Arquitetura (Ecole National Superièure d’Architecture Paris Malaquais) e Artes visuais/Fotografia (Université Paris 8). Tem como principais eixos de pesquisa, a fotografia vernacular/anônima, a fotografia contemporânea e o fotolivro/livro de artista. Colaborou com as galerias Le Douches la Galerie (Paris) e RocioSantaCruz (Barcelona), com a ABACT (Associção Brasileira de Arte Contemporânea) e com a Feira de publicações ArtsLibris, (Barcelona).
Foi um dos coordenadores do Festival IMAGINÁRIA_ (2021), dedicado ao fotolivro, e jurado do Prêmio Lovely’22 do mesmo Festival. Atualmente se dedica à edição de fotolivros e livros de artista, prestando assessoria a diferentes artistas, através da alter edições, casa de edições independente, além de coordenar o Atelier Alter, espaço expositivo e de desenvolvimento de projetos ligados às publicações.
Conheça os títulos da Alter Edições disponíveis na Lovely House.
Não há avaliações ainda.