O chamado “Kit Gay”, apelido pejorativo dado a uma ação do programa Brasil Sem Homofobia, é o novo produto que o artista gráfico e jornalista Ricardo Rodrigues está levando, desde o mês passado, para as feiras que participa. “As pessoas continuavam acreditando e espalhando informações sobre o kit gay. Aí pensei: agora vai ter um”, conta o artista canoense, criador do Experimentos Impressos. Durante o segundo turno das eleições — quando o inexistente material pautou muitas discussões — , Ricardo viu a chance de fazer uma crítica com o seu trabalho e criar, então, um Kit Gay para adultos. Diferente do material que seria oferecido pelo MEC, para jovens a partir de 11 anos, composto de cadernetas e vídeos, o kit do artista gráfico é composto de dois zines com prints de anúncios eróticos, textos de ficção com temática LGBT, além de duas colagens manuais e um CD de música pop, que muda conforme o pedido. O objetivo é de continuar o debate deste assunto, que, segundo Ricardo, vai longe. “Muita gente xingou (na publicação de um site), principalmente quem acredita na existência do kit. Acho que por isso já valeu a pena ter feito”, afirma.