Madres Terra . Carlos Saavedra, Sebastián Ramírez e MAFAPO

R$235,00

Nos últimos sete anos, Carlos Saavedra, fotógrafo, e Sebastián Ramírez, antropólogo, trabalharam com as Mães dos Falsos Positivos de Soacha e Bogotá (MAFAPO) para homenagear as vítimas das execuções extrajudiciais perpetradas pelo exército colombiano. Os chamados falsos positivos foram aqueles que as forças armadas colombianas sequestraram, executaram e disfarçaram como guerrilheiros para criar um histórico fictício de guerra. Oficialmente, houve 6.402 falsos positivos na Colômbia.

Saavedra, Ramírez e MAFAPO recolheram as histórias das primeiras mulheres que denunciaram o desaparecimento de seus familiares: realizaram entrevistas, tiraram retratos e recolheram seus arquivos pessoais.

Madres Terra é um projeto transmídia que reúne esses materiais em duas partes.

Fora de estoque

Carlos Saavedra

Documentarista colombiano e formado pela University of the Arts of London. Desde jovem, desenvolveu uma paixão pela fotografia como forma de retratar sua própria vida e a vida dos outros, criando e interpretando memórias em um ambiente muito particular: seu país.

Estes projetos têm uma conexão direta com as pessoas e suas histórias pessoais. Os conceitos de vida e morte, assim como a representação da natureza humana, têm sido o foco do trabalho fotográfico de Saavedra. Concentra-se na construção de uma forte relação com os sujeitos, criando um documento que irá dignificar e mostrar um vislumbre de sua humanidade. Seu trabalho artístico procura criar laços entre o fotojornalismo e os projetos editoriais que questionam a veracidade das imagens que consumimos todos os dias.

Sebastián Ramírez

Sebastián é o antropólogo por trás do projeto do livro que reúne a experiência fotográfica de MADRES TERRA.

Seu trabalho se concentra em questões de violência, reparações e medicina. Ele recebeu sua graduação do Queens College CUNY e seu doutorado da Universidade de Princeton. Atualmente, ele é Pesquisador Pós-doutorando no Centro de Saúde e Bem-estar da Universidade de Princeton. Sua dissertação de doutorado investigou os processos de assentamento de famílias deslocadas pela guerra na Colômbia. Este projeto convidou a reconceptualizar o significado da guerra para a maioria de suas vítimas e as possibilidades de reparação que surgem da vida cotidiana daqueles que enfrentam pessoalmente a violência.

Atualmente ela está trabalhando em um projeto de pesquisa que explora as práticas de violência para-estatal na Colômbia, particularmente as chamadas campanhas de limpeza social. Esta pesquisa, desenvolvida juntamente com Carlos Saavedra, investiga o papel da estética nas práticas de violência e as possibilidades que a arte oferece para a resistência.

Seu trabalho tem sido publicado em várias revistas especializadas e em meios de comunicação populares.

MAFAPO

Em 2010, nasceu Mafapo, uma associação que procura reunir as mães e parentes dos mais de seis mil homens que foram assassinados entre 2002 e 2008 pelo governo colombiano para apresentá-los falsamente como guerrilheiros mortos em combate.

O interesse da MAFAPO como um coletivo é denunciar estes crimes do Estado.


Conheça os títulos da Raya Editorial na Lovely House.

Peso 0,6 kg
Dimensões 16,5 × 1 × 21,5 cm
Autor(es)

Carlos Saavedra, Sebastián Ramírez e MAFAPO

Título

Madres Terra

Editora

Raya Editorial

Fotografias

Carlos Saavedra

Imagens de arquivo

MAFAPO

Edição, desenho gráfico e direção de arte

Santiago Escobar-Jaramillo

ISBN

9789584954329

Edição

Ano

2022

Local de produção

Manizales, Colombia

Idioma(s)

Espanhol

Encadernação

Capa dura

Páginas

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Updating…
  • Nenhum produto no carrinho.