“EMPENA CEGA”, LIVRO SOBRE A OBRA DE MARCELO CIDADE
[…] Lançado pela Cobogó, Marcelo Cidade: Empena Cega, traz um panorama sobre o trabalho de Marcelo Cidade, artista que tem como matéria-prima as nuances das ruas, mais precisamente, da cidade de São Paulo. Editado em versão bilíngue, o livro conta com a organização de Kiki Mazzucchelli, e ensaios de Renato Cymbalista, professor de Urbanização e Urbanismo da FAU-USP, e do escritor e curador, Ricardo Nicolau.
As ideias que estruturam o livro partiram do próprio artista, que, em mais de dez anos de produção, ainda não tinha seu trabalho condensado em uma obra. Segundo Kiki Mazzucchelli, a parceria com Cidade foi estabelecida naturalmente: “Acompanho a produção dele desde o início da década de 2000. Trabalhamos juntos em diversas exposições e já temos essa interlocução de longa data, que aconteceu, inclusive, durante todo o processo de conceitualização e realização do livro; com mais de dois anos de diálogos intensos entre nós e a designer Paula Tinoco”.
O livro mostra os caminhos percorridos pelo artista para a produção de algumas de suas obras. “Marcelo Cidade faz parte de uma geração de artistas que emergiu no circuito com uma vitalidade muito forte. Em seu caso, particularmente, o trabalho começou a partir de uma vivência intensa no ambiente urbano de São Paulo, devido a ligação com grupos de skatistas e pichadores. Mais tarde, seu trabalho se desdobra numa investigação sobre as possibilidades de se fazer arte entre o espaço público da cidade e o espaço privado (ou semi-público) da galeria ou do museu. Esses detalhes não poderiam ficar de fora do livro”, finaliza Kiki.[…]
Nascido em São Paulo, é artista plástico que cria esculturas e instalações. Seu trabalho tem como foco uma pesquisa sobre a tensão entre o público e o privado, e a observação do comportamento humano a partir dessa ideia. Realizou diversas exposições individuais, como: Nulo ou em Branco (2016 – SP), Somewhere, Elsewhere, Anywhere, Nowhere (2014 – EUA), Marcelo Cidade (2014 – Itália), Quase Nada (2013 – Brasil) entre outras; além de ter participado das coletivas The Poetry In Between: South-South (2015 – África do Sul), Landscape: the virtual, the actual, the possible? (2014 – EUA), e outras.
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