Reprodutor reune mais de 160 desenhos feitos pelo público em exposição homônima a partir das fotografias de nove artistas
Reprodutor de Rochelle Costi, publicado pela Lovely House Editora, não é um livro de fotografias, mas uma compilação de desenhos realizados pelos visitantes da instalação de mesmo nome, criada pela artista em 2008 para a mostra Lights out, curada por Daniela Castro para a reabertura do Museu da Imagem e do Som (MIS) em São Paulo.
Rochelle costuma dizer que Reprodutor é uma espécie de vingança a um determinado exercício ao qual foi submetida para tentar corrigir um estrabismo em sua infância. Em tal exercício era obrigada a copiar desenhos a partir de seus reflexos em um vidro. Como resultado diz ter perdido a confiança no traço, mas por outro lado, habituou-se ao olhar mediado por instrumentos, buscando mais tarde a fotografia como meio de expressão.
“Reprodutor trata a própria visão como instrumento de reprodução da imagem fotográfica em traços. […] A artista une a mecânica da câmera e a mecânica do olho e do traço (elementos que uma vez deram origem ao design do aparato fotográfico) em um único espaço, revelando que a reprodução nunca é fiel; a reprodutibilidade é sempre autoral e subjetiva, seja ela mecânica ou manual”, observa Daniela Castro.
Nas mostras, que aconteceram em diversos espaços expositivos entre 2008 e 2018, os visitantes foram convidados a desenhar a partir de reproduções fotográficas de German Lorca, João Castilho, João Modé, Lenora de Barros, Marina Abramovic, Rosângela Rennó, Thomas Farkas e Vik Muniz nas “mesas de reprodução”, cujo design foi elaborado por Rochelle.
Conheça outros títulos publicados pela Lovely House.
Não há avaliações ainda.