Um livro de estrada, encontros e acasos; um passeio pelo Brasil, composto por imagens analógicas de dupla exposição produzidas por 66 fotógrafes de todos os estados do país, que fizeram trocas de filmes 35mm no projeto Deriva Cartográfica. O projeto teve apoio do Rumos Itaú Cultural 2019-2020.
Deriva Cartográfica
O Deriva Cartográfica surgiu para possibilitar diálogos visuais entre artistas de diferentes cidades do Brasil. Nos dedicamos à criação colaborativa de imagens experimentais através de trocas de filmes (film swap), produzindo fotografias analógicas de múltiplas exposições que conectam territórios e dissolvem fronteiras.
O projeto nasceu em 2017, na cidade de Uberlândia (MG), criado e coordenado por Mariana Sassine e Yuji Kodato. Neste ano, através do Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Uberlândia, formamos um coletivo de 17 artistas que durante 12 meses fotografou toda a cidade, seus bairros, entornos e habitantes.
Em 2021, com financiamento do Rumos Itaú Cultural, constituímos um novo coletivo de 66 artistas provenientes de todos os estados do país (mais DF), incluindo capitais e interiores. O grupo foi formado através de uma chamada aberta, abarcando pessoas com diferentes graus de experiência, daqueles que acabaram de ingressar no universo da fotografia analógica até artistas com vasta trajetória.
Conheça os títulos da Editora Gris disponíveis na Lovely House.
Não há avaliações ainda.