Walter Firmo: No verbo do silêncio a síntese do grito

R$174,50

“Negro, [Walter] Firmo foi enviado inúmeras vezes por editores e chefes de redação a fotografar os grandes nomes da cultura negra brasileira, cuja visibilidade o racismo dominante tolerava, sobretudo na música ou no desporto. Firmo aproveitou todas essas oportunidades para construir um projeto de vida e de trabalho que induzisse, nas suas palavras, ‘orgulho, altivez e dignidade aos negros brasileiros’, […] exemplificando no seu fazer uma peculiar teoria de fotografia, que soube construir enquanto crítica da noção de realidade e objetividade fotográifcas, combatendo qualquer pretensão de uma neutralidade fotográfica num mundo onde tão pouco a neutralidade existe. Em cada fotografia, Firmo convida o espectador à ‘reflexão imediata sobre a realidade exibida e sobre o próprio ato de fotografar’, consciente de que ‘o poder do olhar deve influenciar as pessoas porque o ato de fotografar tem que ser político, e não um mero acaso instantâneo”’ João Fernandes (diretor artístico do IMS).

O catálogo foi produzido por ocasião da mostra “Walter Firmo – No verbo do silêncio a síntese do grito” inaugurada no IMS Paulista em abril de 2022. A publicação traz as obras do autor presentes na exposição, além de textos de autoria do próprio Firmo, de João Fernandes, diretor artístico do IMS, e dos curadores Sergio Burgi e Janaina Damaceno Gomes. O livro também traz uma entrevista do fotógrafo em conversa com os curadores e com o jornalista Nabor Jr., editor da revista O Melenick. Segundo Ato, além de uma cronologia do fotógrafo assinada por Andrea Wanderley.

Fora de estoque

Walter Firmo

Nascido em 1937 no Rio de Janeiro, Walter Firmo conta que desde garoto sonhava em fotografar. Ingressou no fotojornalismo em 1955, como aprendiz, no jornal Última Hora, e não parou mais. Trabalhou em diversos jornais e revistas e construiu uma carreira longeva, reconhecida por prêmios. Um deles foi o Esso de Reportagem, em 1963, conquistado por “Cem dias na Amazônia de ninguém”, matéria publicada no Jornal do Brasil com fotos e texto seus. Chamado de “mestre da cor”, Firmo é autor de retratos memoráveis de ícones da música brasileira como Pixinguinha, Dona Ivone Lara, Cartola. Outra vertente bastante conhecida de seu trabalho são as imagens de festas populares registradas por todo o Brasil, do carnaval do Rio de Janeiro ao bumba meu boi no Maranhão. Desde 2018 o Instituto Moreira Salles abriga, em regime de comodato, aproximadamente 145 mil fotos feitas por Firmo ao longo de várias décadas. O material estabelece um diálogo direto com outros grandes nomes do acervo do IMS, como José Medeiros, com quem Firmo trabalhou, e Marcel Gautherot.


Conheça os títulos do IMS disponíveis na Lovely House.

Peso 0,11 kg
Dimensões 21,5 × 2,5 × 26,5 cm
Autoria

Walter Firmo

Título

Walter Firmo: No verbo do silêncio a síntese do grito

Editora

IMS

ISBN

9786588251065

Edição

Ano

2022

Local de produção

São Paulo . Brasil

Idioma(s)

Português

Páginas

256

Edição de imagens

Sergio Burgi

Desenho gráfico

Bloco Gráfico

Textos

Andrea Wanderley, Janaina Damaceno Gomes, João Fernandes, Nabor Jr., Marcelo Mattos Araújo, Sergio Burgi, Walter Firmo

Revisão de texto

Ana Paula Martini, Andressa Veronesi, Lia Fugita

Gráfica

Ipsis

Tipo de impressão

Offset

Encadernação

Capa dura

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

SKU: IMS-00056 Categoria: Tags: ,
Updating…
  • Nenhum produto no carrinho.