“Yoshio” nos leva a um mergulho nos arquivos pessoais do artista Henrique Fujikawa, e conta uma trajetória pela busca de identidade e pertencimento.
As fotografias contam com intervenções artísticas de Henrique e conectam memórias e ancestralidade ao sentimento de pertencimento do território brasileiro. Uma obra afetiva, poética e que evidencia o movimento da diáspora oriental ainda pouco narrada e explorada, se fazendo presente em um território diversificado, acolhedor e rico culturalmente.
Henrique Fujikawa
Henrique é natural e residente de São Paulo-SP, sua trajetória na fotografia começa com estudos em terreiros, cobrindo cerimônias e cultos, e a partir daí descobrindo seu interesse na relação entre fotografia e ancestralidade. Vem praticando formas de representar suas investigações com a fotografia e as artes visuais e hoje uma de suas pesquisas está voltada aos assuntos relacionados à diáspora asiática e identidade nipo-brasileira. Suas obras com acervos de família e a presença em festivais e coletivos de arte de pessoas amarelas, são uma forma de resgate político e afetivo de sua ancestralidade.
Não há avaliações ainda.