Obra entrelaçada pelas fotografias de autoria de três mulheres indígenas, que vivem em distintos biomas brasileiros, geograficamente situados nos estados do Pará, Mato Grosso do Sul e Bahia. As autoras imprimem neste fotolivro o fazer fotográfico como lugar artístico e de luta, mobilizando modos de visão da mulher indígena sobre a terra e as cosmologias de seus mundos.
Priscila Tapajowara
É uma mulher indígena do bioma Amazônia, nascida no território ancestral do povo Tapajó de Santarém, Pará. Foi escolhida pela EFE e Sanchamama como um dos 100 latinos mais comprometidos com a ação climática 2023. Priscila também é formada em Produção Audiovisual e atua como fotógrafa e cineasta desde 2013. É presidente da organização de comunicação indígena Mídia Indígena e vice-presidente do Instituto Território das Artes – ITA.
Vanessa Pataxó
Indígena do povo Pataxó da Aldeia Pataxó Coroa Vermelha, localizada no extremo sul da Bahia, graduanda em Fisioterapia pela Universidade Federal da Bahia. Bolsista do Programa de Educação Tutorial – Pet Comunidades Indígenas, onde desenvolve pesquisas sobre a Saúde indígena, Protagonismo estudantil nos diferentes espaços acadêmicos. Membra do Conselho da Juventude Pataxó da Bahia (CONJUPAB), faz parte da equipe de comunicação do Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (MUPOIBA) e da Sarã Pataxó – Organização Mulheres Pataxó. Membra do Observatório de Saúde indígena da UFBA. Terapeuta Comunitária Integrativa em Formação pelo Espaço Korihé.
Sandrieli Kaiowá
Vive na aldeia de Guapoý, em Amambaí, no interior do Mato Grosso do Sul. É neta dos rezadores do território Guarani e Kaiowá, Francisco Benites e Elida Luciano. Cursou Literatura em Educação do Campo, com habilitação em Ciências da Natureza, na Universidade Federal da Grande Dourados, MS. Começou a fotografar em 2022 com o celular na aldeia. A fotografia para ela é conexão com a memória ancestral.
Conheça os títulos da Fotô Editorial disponíveis na Lovely House.
Não há avaliações ainda.