Em Betty e Eu, a fotógrafa Eliane Heuser reúne um conjunto de imagens de sua infância, nas décadas de 1950 e 60. Entre slides fotografados por seus pais e retratos de estúdio realizados por profissionais, as fotografias apresentam Eliane e sua irmã que, mesmo com idades e personalidades distintas, encontram-se sempre vestidas de modo igual. A sequência de imagens apresentada no livro forma uma espécie de conto sobre a construção de identidade e a idealização de nossas memórias de infância.
Artigo
The Last Time I Agreed to Dress in the Same Way as My Sister
Colin Pantall . PhMuseum . 10 June 2020
Eliane Heuser
Fotógrafa e bióloga, é graduada em Ciências Biológicas pela PUCRS, com mestrado e doutorado em Botânica pela UFRGS. Especializada em Fotografia no Centro de Fotografia da ESPM, professora da PUCRS, de 1994 a 2010, onde atuou na área de Botânica, no Curso de Ciências Biológicas, Faculdade de Farmácia e Arquitetura e Urbanismo. Tem experiência com fotografia desde a década de 70, tanto na fotografia analógica, incluindo captura, revelação e cópia em laboratório, quanto na fotografia digital, utilizando a fotografia também na área científica. Nos últimos anos, tem se dedicado ao ensino e à organização de oficinas de fotografia da natureza.
O trabalho “Betty e eu” foi selecionado para projeção na convocatória do 9º FestFotoPoA 2016, para exposição nos Encontros da Imagem, Braga, Portugal (setembro de 2016) no Mosteiro dos Talibães e no Outono Fotográfico, no Museo Municipal de Ourense, Espanha “Memory lab of Happiness” (novembro de 2016). Em forma de livro, “Betty e eu” foi submetido à FELIFA, Feira de Livros de Fotos de Autor, Buenos Aires, Argentina (novembro de 2016), premiado com uma menção honrosa.
Conheça outras publicações da Austral Edições na Lovely House.
Não há avaliações ainda.