O desapego é baseado no mesmo princípio dos trabalhos anteriores de Sophie Calle, ‘Fantômes and Souvenirs’, explorando mais uma vez o tema dos artefatos tirados da vista do público e como aqueles familiarizados com esses objetos se sentiam a respeito deles. Neste volume, Calle entrevista habitantes da antiga Berlim Oriental, a quem ela pediu para reagir ao desaparecimento de vários símbolos, monumentos ou placas comemorativas – por exemplo, o Monumento aos Dois Soldados na Hohenschönhauser Strasse ou as insígnias da República da Alemanha Oriental na fachada do palácio republicano.
A editora Actes Sud disponibilizou em 2013 este livro novamente pela primeira vez desde a sua publicação original em 2000.
Sophie Calle
Nascida em 1953, é uma escritora, fotógrafa e artista conceitual francesa. O trabalho de Calle se distingue pelo uso de conjuntos arbitrários de restrições e evoca o movimento literário francês da década de 1960 conhecido como Oulipo. Seu trabalho freqüentemente descreve a vulnerabilidade humana e examina a identidade e a intimidade. Ela é reconhecida por sua capacidade de detetive de seguir estranhos e investigar suas vidas particulares. Seu trabalho fotográfico geralmente inclui painéis de texto de sua própria escrita.
Não há avaliações ainda.