Um fotógrafo pega uma câmera ele pega seu mundo inteiro nas mãos.
Da mesma maneira que quando entramos num aposento levamos para dentro dele nossas memórias, nosso instinto lapidado pelas experiências vividas, experiências estéticas, nossos maiores medos e nossas paixões.
O que é a fotografia senão um jogo de faz de conta.
Quanto às multiplas exposições e as camadas dessas fotografias elas vieram naturalmente pela impossibilidade de se contar uma história apenas por um ângulo. assim como é possível duas melodias em uma música, o que é conhecido por ponto e contraponto é possível uma combinação de imagens cuja formação em seu início nas profundezas da mente do fotógrafo. Como uma partitura rica e original que possa ser só dele.
Esse resultado de combinações de raízes de referências visuais e culturais entrelaçados formam o que em música se chama: FUGA.
Marcio Scavone nasceu em São Paulo em 1952. De seu pai, escritor e fotógrafo amador, recebe o “poder da observação”. Aos 12 anos de idade descobre sua primeira ferramenta, a câmera Rolleiflex de seu pai. Em Londres na década de 1970 estuda, fotografa na Ealing Technical College e participa dos workshops de David Bailey, Arnold Newman e Sam Haskins. A partir dos anos 1980, baseado em seu estúdio em São Paulo, atua na fotografia publicitária, área na qual suas imagens recebem a maioria dos prêmios de publicidade brasileiros e estrangeiros, incluindo o Clio Awards e o Leão de Ouro em Cannes. Em 1998, publica seu primeiro livro, “E entre a sombra e a luz”, com texto de Antonio Tabucchi, seguido de “Luz invisível” em 2002, com texto de Luís Fernando Verissimo, que o situa como um dos maiores retratista brasileiros. Coerente com a sua intimidade com a linguagem fotográfica, publica “Viagem à liberdade”, um ensaio subjetivo, porém documental, do bairro japonês de São Paulo. Seguem os livros “A marcha da vida”, “Jerusalém” e “Cidade ilustrada”. Suas fotografias foram expostas e pertencem às coleções do Masp, MAM Rio, Pinacoteca de São Paulo e coleções particulares no Brasil e no exterior.
Conheça os títulos de Marcio Scavone disponíveis na Lovely House.
Não há avaliações ainda.