Nome central da arte contemporânea, Helena Almeida (1934-2018) construiu uma obra que rompeu com as fronteiras entre os suportes artísticos e investigou questões como a relação entre corpo e espaço, arte e vida e a representação da mulher.
O catálogo, lançado por ocasião da primeira exposição individual da artista no Brasil, Fotografia habitada, antologia de Helena Almeida, 1969-2018, ocorrida no IMS Paulista entre os meses de junho e setembro de 2023, traz, além do registro dos trabalhos presentes na mostra, um ensaio da curadora, Isabel Carlos, assim como uma conversa desta com a artista.
Helena Almeida
Lisboa, Portugal, 1934 – Sintra, Portugal, 2018
Estudou Pintura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian em Paris, em 1964, onde se interessou mais pela vida cultural do que pela vida académica. Em 1967 realiza a sua primeira exposição individual de pintura na galeria Buchholz, Lisboa. O desejo de fuga da tela transparece nos primeiros trabalhos de Helena Almeida, onde tenta romper com os limites da pintura e sair do suporte, transgredindo de forma literal os limites do espaço da obra de arte.
Fonte: gulbenkian.pt
Conheça os títulos do IMS disponíveis na Lovely House.
Não há avaliações ainda.