Iran do Espírito Santo é conhecido por esculturas de itens do cotidiano, abstraídos em formas geométricas simplificadas. Seus objetos sóbrios revisam princípios de ortodoxos do minimalismo. O artista cria um jogo sutil entre percepção e realidade, forma idealizada e objetos e materiais cotidianos.
“Reflexivos” teve curadoria de Alberto Saraiva e Flavia Corpas. A mostra foi um recorte do últimos 20 anos da produção do artista. Além de desenhos inéditos, datados de 2019, havia uma pintura site specific, feita sobre a parede de 69 metros quadrados, que dialogava com a arquitetura da sala.
Para o curador Alberto Saraiva, “Iran ultrapassa o limite dos objetos cotidianos recriando sua carnalidade, cuja aparência revela antes a matéria que a forma, para se consolidar como uma tipologia nova de ser e de estar”. O artista comenta que “um dos aspectos do meu trabalho é o que lida com a luz, o reflexo, com a participação do espectador: ele se vê no trabalho e faz o processo mental da reflexão.”
Iran do Espírito Santo
Artista multimídia, desenhista, escultor, gravador. Em 1986, licencia-se em Educação Artística pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap/SP), onde tem aulas com os artistas Nelson Leirner (1932) e Regina Silveira (1939) e aproxima-se de artistas como Ana Tavares (1958) e Mônica Nador (1955). Insere-se, assim, no questionamento dos usos tradicionais dos suportes artísticos.
Em 1986, transfere-se para Londres, onde reside por dois anos. Em 1991, faz sua primeira exposição individual na Plug in Inc. Gallery, em Winnipeg, Canadá, onde também faz residência artística. Dois anos depois é artista residente do Tamarind Institute, em Albuquerque, Estados Unidos. Desde então, Espírito Santo desenvolve uma produção extensa. Expõe seus trabalhos em 2007, na mostra panorâmica organizada pela Pinacoteca do Estado de São Paulo, em conjunto com o Museo Nazionale delle Arti del XXI Secolo (MAXXI/Roma) e pelo Irish Museum of Modern Art (IMMA /Dublin). Em alguns momentos da carreira, atua como ilustrador e artista gráfico.
Não há avaliações ainda.