I Want to Act, Not Represent! . Antonio Manuel

R$50,00

O livro Antonio Manuel: I Want to Act, Not Represent! reúne reproduções de trabalhos realizados nas décadas de 1960 e 1970, nos quais o artista manipula imagens retiradas da grande mídia, explora a performance e as técnicas de videoarte e reinterpreta o próprio corpo humano como um veículo de arte. Integram o livro ensaios de Michael Asbury, Claudia Calirman, Gabriela Rangel e Judith Rodenbeck que analisam a obra de Antonio Manuel mostrando sua inserção no clima político de repressão presente no Brasil daquele período, bem como no amplo discurso teórico que então circulava acerca da arte conceitual e da body art como fenômenos internacionais. Uma entrevista com Antonio Manuel conduzida por Beverly Adams e um texto de autoria do artista em que ele explora a série Urnas quentes também fazem parte do livro. O leitor ainda encontra reproduções fac-similares de A arma fálica, fotonovela com participação de Hélio Oiticica, Tineca e Paulo, com textos escritos em colaboração com Lygia Pape, fotografias de Kiko (Marcos Lins Andrade) e projeto gráfico de Luciano Figueiredo.

Fora de estoque

O livro foi produzido na ocasião da exposição homônima, primeira mostra individual de Antonio Manuel nos Estados Unidos, apresentada na Americas Society Art Gallery, e editado em parceria com a Associação para o Patronato Contemporâneo – APC.

Antonio Manuel da Silva Oliveira (Avelãs de Caminho, Portugal 1947). Escultor, pintor, gravador e desenhista. Chega ao Brasil em 1953 e fixa residência com a família no Rio de Janeiro. Em meados da década de 1960, estuda na Escolinha de Arte do Brasil (EAB), com Augusto Rodrigues (1913-1993), e freqüenta o ateliê de Ivan Serpa (1923-1973). Nessa época, é também aluno ouvinte da Escola Nacional de Belas Artes (Enba). Inicialmente, utiliza o jornal e sua matriz – o flan – como suporte para seus trabalhos. Realiza interferências e inventa notícias, nas quais aborda temas políticos e discussões estéticas. Em 1968, na exposição Apocalipopótese, organizada por Hélio Oiticica (1937-1980) e Rogério Duarte (1939), apresenta as Urnas Quentes – caixas de madeira lacradas que deveriam ser arrebentadas pelo público. Em 1970, Antonio Manuel propõe o próprio corpo como obra, no Salão de Arte Moderna, realizado no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ). Posteriormente, produz vários filmes de curta-metragem, como Loucura & Cultura (1973) e Semi-Ótica (1975). A partir da década de 1980, realiza pinturas de caráter abstrato-geométrico, nas quais explora as ortogonais e a sugestão de labirinto. Apresenta, em 1994, a primeira versão da instalação Fantasma que, como outras obras do artista, solicita uma reflexão sobre o contexto social e político brasileiro.

Peso 0,17 kg
Dimensões 18 × 1,8 × 27 cm
Autor(es)

Antonio Manuel

Título

I Want to Act, Not Represent!

Editora

APC

ISBN

9788540501225

Edição

Ano

2011

Local de produção

São Paulo . Brasil

Idioma

Inglês

Encadernação

Capa dura

Páginas

152

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

SKU: APC-00011 Categoria: Tags: ,
Updating…
  • Nenhum produto no carrinho.