*Entre 1981 e 1983, como parte da política de descentralização cultural, os Fundos Regionais de Arte Contemporânea (Frac) foram criados em cada região da França. Essas estruturas são associações financiadas igualmente pelo Estado e pela Região.
É nesse contexto em 1982 que nasce o Frac Pays de la Loire. Sua missão é constituir uma coleção internacional, organizar exposições no território regional, sensibilizar o público para a arte de hoje a participar do desenvolvimento, difusão e conhecimento da criação contemporânea.
Depois de ocupar a Abadia Real de Fontevraud, onde os primeiros Workshops Internacionais foram organizados em 1984, o Frac foi recebido em 1988 na vila neoclássica de Garenne-Lemot em Clisson. Em 1994, o Frac mudou-se temporariamente para Nantes em um armazém convertido e a cidade de Saint-Nazaire sediou ao mesmo tempo os Workshops Internacionais.
Em 2000, o Frac mudou-se para Carquefou, na região de Nantes. Pela primeira vez, uma região instala seu Frac em um edifício criado especialmente para atender aos requisitos de suas missões. Localizado em um ambiente privilegiado no coração de uma clareira alinhada com trilhas para caminhadas, goza de um agradável contexto natural.
O Frac Pays do Loire é subsidiado pelo Ministério da Cultura e Comunicação, Direcção Regional de Assuntos Culturais do País do Loire e Região do País do Loire.