No Píer do Peito é um livro de poesia escrito por Maré de Matos durante seu percurso ˜negrante˜ entre Minas-Recife-São Paulo. Organizado em 4 capítulos (ilha, leme, barco, arquipélago), os poemas se deslocam desde um espaço de investigação e ficção de si (ilha), até o encontro com outras ilhas como vocação pública (arquipélago). Negrança, diáspora, recurso sensível, opacidade, breu, sabedoria não-humana, ruína, civilização, desapego, território, fronteira, são dispositivos ‘No Píer do Peito’.
Maré de Matos
Artista transdisciplinar. Mineira, do vale do rio doce. Graduada em Artes Visuais na Eescola Guignard (UEMG), Mestre em Teoria Literária (UFPE) e atualmente desenvolve o projeto Museu das Emoções no Doutorado (Diversitas, USP). Exercita o tensionamento entre versão e verdade; história única e contra-narrativas polifônicas; poder e posição; representação e responsabilidade. Pesquisa invenção da raça e narrativa de si, imaginário e delírio da modernidade, subjetividade e poéticas negras. Seus trabalhos situam-se, sobretudo, na vizinhança entre os territórios da imagem e da palavra.
Fundou a Bendito Ofício (2010), por onde promove aproximações entre palavra-imagem-educação e a organização MUNA (Mulheres Negras nas Artes, 2017).
Não há avaliações ainda.