Esta série apresenta todas as etapas que envolvem a produção desse evento, tão carinhosamente elaborado por ela. Desde a carta que ela nos enviou com meses de antecedência, convocando os parentes para a reunião, toda informação do evento com a singularidade de seu universo festivo e religioso de duração de apenas uma noite, e por fim o material que ela geralmente nos envia como registro físico para que guardemos de recordação até o próximo Natal.
– Rafael Adorján
“Este não se trata de um Natal qualquer; é, como diz Rafael Adorján, o “Natal da minha Tia”. Não se trata também de uma tia qualquer, mas da Tia Maristela, e de um ritual natalino que, mais do que organizado, foi dirigido por Maristela Tindó.”
– Raphael Fonseca
Fotógrafo, artista visual e professor da rede pública de ensino da cidade do Rio de Janeiro. Mestre em Arte e Cultura Contemporânea – Processos Artísticos Contemporâneos pelo PPGARTES da Uerj. Seu campo de pesquisa artística é voltado para experimentações no terreno da imagem, tais como a criação de publicações como fotolivros, e uma práxis voltada para elementos do cotidiano e da cultura de massa.
Realizou cinco exposições individuais e outras diversas coletivas. Em 2018, foi indicado ao Prêmio PIPA. Suas obras integram acervos de coleções institucionais como MAM Rio, MAR, IPHAN, a Coleção Joaquim Paiva de Fotografia (MAM Rio) e Diário Contemporâneo de Fotografia, de Belém. No momento está lançando o seu novo fotolivro “O Natal da minha Tia”. Vive e trabalha no Rio de Janeiro.