Onde está Pedro Américo? . Guilherme Giufrida e Jéssica Varrichio

R$54,00

O livro ‘Onde está Pedro Américo?’ é baseado no projeto artístico-curatorial museu do louvre pau-brazyl, criado desde 2016, abriga exposições e livros a partir da provocação de uma franquia-ficccional do Louvre (Paris) no edifício Louvre projetado por Artacho Jurado na Avenida São Luís, São Paulo. O livro foi concebido a partir da performance Desdito, de Laís Myrrha e conta também com ensaios inéditos de Rômulo Fróes, Andrej Slivnik, Lilia M. Schwarcz, Lucia Stumpf, Kleber Amancio, Jéssica Varrichio e Guilherme Giufrida. Os textos exploram o quadro Independência ou Morte! do artista Pedro Américo, as relações dos acontecimentos do século 19 com o presente, o carnaval, as imagens e a política.

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O museu do louvre pau-brazyl, projeto artístico-curatorial que se desenvolve desde janeiro de 2016, surge da relação entre o edifício Louvre localizado na avenida São Luís (São Paulo), projetado por Artacho Jurado nos anos 1950, e o Museu do Louvre em Paris. Desde seu primeiro desenho, o prédio foi dividido em quatro bloco frontais – Da Vinci, Rembrandt, Renoir e Velásquez – e cinco blocos de fundos, denominados genericamente por Pedro Américo. Ao contrário dos europeus, nem o nome do pintor brasileiro tampouco reproduções de obras suas foram incorporados nos respectivos halls de entrada. A partir desse apagamento, surge a performance Desdito de Lais Myrrha realizada no dia 18 de novembro de 2017 no museu do louvre pau-brazyl. A artista propôs uma reencenação do quadro Independência ou Morte! (1888) de Pedro Américo. Músicos de fanfarras de rua se dispuseram sobre as escadarias localizadas no térreo do prédio, vestidos na paleta de cor da pintura. O Hino da Independência tocado pela fanfarra durante toda a performance foi reconfigurado e dividido em cinco movimentos musicais por Henrique Mendonça. No decorrer da ação, as notas iam perdendo o contorno até se desmancharem completamente. A banda percorreu o prédio por uma rota em formato espiral (desenhado pelo Vão), passando pela calçada, adentrando a garagem, até chegar novamente nas escadarias, repetindo a formação inicial, mas desta vez espelhada. O fotógrafo Pio Figueiroa registrou a formação inicial e final dos músicos, o que resultou em duas fotografias posteriormente expostas durante o mês de dezembro no hall referente ao bloco Pedro Américo no edifício. O livro ‘Onde está Pedro Américo?’ parte da performance para ampliar os sentidos desse trabalho. O músico Rômulo Fróes escreve uma crítica da performance a partir de sua interpretação da música e de seus movimentos ganhando outros significados com a arquitetura do prédio. O historiador e economista Andrej Slivnik recupera a independência do Brasil e analisa o papel das elites e dos arranjos políticos nos eventos históricos. As antropólogas e historiadoras Lilia K. Moritz Schwarcz e Lúcia Klück Stumpf escrevem sobre a figura de Pedro Américo, sua relação com a corte de D. Pedro II, e tecem relações da pintura Independência ou Morte! com o presente. O historiador Kleber Amancio discute a representação imagética dos negros na pintura brasileira desde o século XVII até os modernistas. A curadora Jéssica Varrichio relaciona a performance com três ritos (parada militar, carnaval e procissões religiosas) possíveis para se pensar o Brasil como nação. O antropólogo e curador Guilherme Giufrida conecta o papel das imagens, tema presente por todo o livro, com as disputas políticas brasileiras recentes.

Peso 0.19 kg
Dimensões 14 × 1 × 19 cm
Autor(es)

Guilherme Giufrida e Jéssica Varrichio

Título

Museu do Louvre – Pau Brazyl

Editora

museu do louvre pau-brazyl

ISBN

9788591822621

Edição

Ano

2018

Tiragem

150

Local de produção

São Paulo . Brasil

Idioma

Português, Inglês

Encadernação

Brochura

Páginas

160

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