Políticas do design explora o contexto cultural e político de tipografia, cores, fotografia, símbolos e gráficos de informação que usamos cotidianamente.
Designers, especialistas em comunicação e criadores de imagem têm o poder de moldar a comunicação visual, e adicionalmente a esse poder há uma grande responsabilidade. Pensando nisso, será que nós, enquanto profissionais criativos, estamos de fato cientes do significado político e do impacto do nosso trabalho na sociedade em rede dos dias de hoje?
Políticas do design examina assim contextos culturais e estereótipos, com exemplos visuais do mundo todo, e, consequentemente, demonstra que as ferramentas de comunicação nunca são neutras, incentivando seus usuários a repensar sua visão da cultura global. Além disso, obras adicionais de artistas e designers contemporâneos mostram que a consciência política não limita a criatividade, e sim abre novos caminhos para explorar uma cultura visual crítica.
Tradução: Antônio Xerxenesky
Conheça outros títulos da Editora Ubu na Lovely House.
Amsterdam, Holanda
Professor, designer e ativista. Em 2000, graduou-se em design gráfico na Academia de Arte e Design (AKV) St. Joost, em Breda, nos Países Baixos. Em 2012, finalizou seu mestrado na mesma área no instituto Sandberg, em Amsterdam. Dá aulas na graduação e na pós-graduação da Royal Academy of Arts, em Haia. É autor do projeto Untold Stories. Nele, a partir de um trabalho interdisciplinar, Pater cria histórias visuais destinadas ao grande público através de publicações, instalações, mídia interativa ou videos.