Todas as imagens deste livro foram fotografadas com câmera de aparelhos de celular. Os registros foram feitos com diversos modelos, diferentes aplicativos e inúmeros filtros. Isso confere ao livro uma desuniformidade, uma estranheza do irregular, da “pixalização” de imagens. O foco e o desfoco coexistindo, e o impreciso sobressaindo. O ensaio foi realizado no decorrer dos anos 2012 a 2018, nas viagens que fiz ao sertão mineiro. São grandes distâncias, muitas vezes difíceis de ser alcançadas. Mas o “Ser Tão” é o sem lugar. O “Ser Tão” é dentro da gente. Embarque nesta minha travessia.
Alexandre Guzanshe
Formado em Jornalismo e pós-graduado em Jornalismo e Práticas Contemporâneas, estudou Arte Contemporânea Escola Guignard (UEMG). É repórter fotográfico multimídia dos Diários Associados, que edita os jornais Estado de Minas, o tabloide Aqui e o Portal de Notícias Uai.
Paralelamente ao fotojornalismo desenvolve trabalhos no campo das artes visuais. Participou de diversas exposições coletivas e individuais no Brasil e exterior. É coeditor de fotografia na editora n’A Mascote. Em 2019 lançou seu primeiro fotolivro, Ser Tão gerais, e em 2024 vai lançar o segundo, Tô nem aí, fui em Guarapari. Foi professor de Iniciação à Fotografia na Escola Livre de Cinema (BH), trabalhou em diversos curtas e em 2013 finalizou seu primeiro curta, Felicidade Instantânea, filmado em 8mm.
Recebeu premiações no Concurso Délio Rocha de Jornalismo (SJPMG), no concurso promovido pela Cannon da América Latina e outros. Selecionado no Prêmio Porto Seguro de Fotografia e finalista nas premiações Prêmio Esso e Prêmio Petrobrás de Jornalismo.
Conheça os títulos de A Mascote disponíveis na Lovely House.
Não há avaliações ainda.