Este livro foi publicado por ocasião da exposição Sondra Perry: Typhoon coming on (6 de março a 20 de maio de 2018) em Serpentine Galleries, a primeira apresentação individual do trabalho de Perry na Europa. Ela criou um ambiente imersivo com uma paisagem sonora concebida para acompanhar sua animação Typhoon coming on (2018), que apresenta uma imagem digitalmente manipulada de ‘O Navio Negreiro’ de J.M.W.Turner, pintura de 1840 (escravos jogando ao mar os mortos e morrendo, tufão chegando).
Sondra Perry (n.1986, Perth Amboy, New Jersey) constrói narrativas multifacetadas que exploram a imaginação ou a imagem da negritude ao longo da história. Faz trabalhos que abordam especificamente as experiências negras americanas e as formas pelas quais a tecnologia e as identidades estão emaranhadas.
Perry faz um trabalho sobre a negritude, a feminilidade negra e a herança afro-americana, muitas vezes tomando sua história pessoal como um ponto de partida. Seu uso de ferramentas e materiais digitais, que vão desde a tecnologia de tela azul (chroma key) e avatares em 3D até imagens encontradas na internet, reflete sobre esses modos de representação e a abstração da identidade negra na arte e na mídia. Perry disse: “Estou interessada em pensar sobre como a negritude muda, transforma e incorpora a tecnologia para combater a opressão e a vigilância em toda a diáspora. A negritude é ágil.
Perry está comprometida com a neutralidade da rede e as ideias de produção e ação coletiva, usando software de código aberto para editar seu trabalho e leasing digital para uso em galerias e salas de aula, além de disponibilizar gratuitamente todos os seus vídeos online. Este princípio de acesso aberto na prática de Perry visa privilegiar a vida negra, democratizar o acesso à arte e à cultura e oferecer uma plataforma crítica que se diferencia do retrato da negritude na mídia. Com imagens virais de mortes negras nos Estados Unidos, tanto sensacionalistas como tema de memes amplamente disseminados, Perry quer reivindicar esse espaço digital colocando em primeiro plano o uso de tecnologias em seu trabalho.
“O objetivo de Perry é dar agenciamento ao meme negro, imbuindo-o com um propósito radical que não mais infecta apenas a internet, mas o espaço físico.” Revista Bomb, 2017.
Os trabalhos de Perry podem ser vistos em sondraperry.com