Malmström usou uma câmera digital barata forçando seus níveis ISO a reproduzir em cada cena o efeito bruto de uma câmera de vigilância. O material monocromático granulado de seu empreendimento voyeurístico foi reunido neste livro volumoso que reproduz um arquivo de relatório policial bagunçado. Impresso em pontos nítidos, o grão adiciona um grau de abstração e beleza sem precedentes à sequência, enquanto a quantidade de imagens rompe com a estrutura convencional da história linear. Há uma sensação estranha nisso.
E obsessão: a obsessão não confessada de um fotógrafo que por acaso está no lugar certo na hora certa. Não conseguimos ver muito do que ele fotografou, mas ainda podemos imaginar muita coisa acontecendo neste obscuro submundo das transações.
Por Natasha Christia
Esta é a segunda parte da trilogia de livros de St. Georg:
Life is One Live it Well – A Minor Wrongdoing – Ok Cloth Shop
O artista finlandês Henrik Malmström (n.1983 em Bangkok) atualmente vive e trabalha em Buenos Aires.
Para além da realização de livros, vídeos e objetos, as suas atividades incluem também a ideação e a curadoria de diversos projetos artísticos.
Trabalhando frequentemente em séries extensas, Malmström publicou por conta própria seu primeiro livro de fotografias, On Borrowed Time, em 2010. No mesmo ano, mudou-se para Hamburgo, onde desenvolveu e completou sua trilogia de livros St. Georg; Life is One Live it Well, A Minor Wrongdoing and OK Cloth Shop, publicado pela Kominek.
Ele é o co-fundador e curador da Müllkellergalerie, uma galeria de arte premium localizada em uma sala de lixo em Hamburgo. Ele também é o fundador da Vaciarte, uma plataforma que tenta gerar, questionar e promover a cultura visual na cidade de Buenos Aires.
Em 2019 viajou ao Sudeste Asiático pela primeira vez desde a infância, onde filmou e produziu a trilogia Sujeto a Cambio; Pending / Pendiente, Worldview e Esfera de Telgopor.
Malmström é representado pela Kominek em Berlim e Carmen Araujo Arte em Caracas.
Não há avaliações ainda.