Este livro de artista surge do diálogo entre a artista Rosana Paulino e a editora Maria Lago sobre a relevância do desenho e sua reprodução em publicações em projetos especiais, onde se trata o valor do desenho como obra, não somente como processo. A linguagem, neste caso, é composta pela integração das técnicas de aquarela e desenho a lápis. As séries “Búfala” e “Senhora das plantas”, criadas separadamente pela artista, despertam na editora o desejo de criar um encontro entre estas duas representações de fortes arquétipos femininos complementares.
Por um lado, a “Búfala”, ícone de desejo, força, guerra e sedução. Por outro, a “Senhora das plantas”, mãe, nutridora, ligada à terra, à cura, ao alimento e às raízes. Ambas com suas expressões de criatividade, motivadas por diferentes impulsos, igualmente relevantes.
Encontramos aqui a relação com arquétipos de diferentes culturas como a relação da figura da búfala com representações do Candomblé como o Orixá Iansã e a senhora das plantas com os Orixás Oxum e Ossaim. Fazendo referência à antiguidade grega podemos traçar um paralelo com as figuras de Ártemis e Afrodite, e a combinação de Hera com Démeter, por exemplo.
Artista visual, pesquisadora e educadora. Destaca-se por fazer da imagem impressa um meio estruturador de seu pensamento visual, desdobrando-a em diferentes linguagens. Desde os anos 1990, investiga questões que eram pouco discutidas no cenário artístico brasileiro, como gênero, identidade e representação negra.
Em muitos trabalhos de Paulino, paira um desejo de redenção simbólica, ao expor as fraturas existentes nas tradicionais representações de indivíduos marcados pela escravidão. Para resgatar fragmentos de identidades expropriadas, recorre ao diálogo com a representação etnográfica que, se por um lado é fruto do olhar do colonizador, por outro, guarda rastros que permitem indagar pelo “outro” na história.
Conheça outras publicações da Familia Editions disponíveis na Lovely House.
Não há avaliações ainda.