Rio baile funk . Vincent Rosenblatt

R$170,00

Desde 2005, Vincent Rosenblatt dedica noites insones aos bailes funk, mergulhado no corpo-a-corpo com os funkeiros. Rio baile funk tenta preservar a frágil memória desses encontros, retratar a energia, os gestos e os desejos de uma juventude carioca do início do século 21. O funk carioca é uma ostentação de ritmo, rituais, territórios e identidades, e o trabalho é um vai e vem entre tentar dar conta dos movimentos coletivos e dos detalhes individuais: corpos funkeiros como manifestos de liberdade de expressão. Nos últimos anos, enquanto a repressão aos bailes aumentava, uma geração de jovens produtores negros reinventou as noites cariocas. As “festas pretas” – Batekoo, Yolo Love Party e outras – expandiram a revolução funkeira. Nelas, a celebração da identidade e da diversidade, sem discriminação, cria espaços-tempos seguros para viver e para sonhar

Fora de estoque

Vincent Rosenblatt

Um parisiense, vive e trabalha no Rio de Janeiro, Brasil. Quando um estudante de História, entre 1989 e 1997 Vincent viajou para a Polónia em várias ocasiões e desenvolveu o seu interesse pela Fotografia e recebeu os seus primeiros trabalhos para a Imprensa. Regressou a Paris para estudar na École Nationale des Beaux Arts (ENSBA), no Atelier de Lesly Hamilton, onde se formou em 2001. Em 2000, com uma bolsa de intercâmbio Colin-Lefranc, descobriu pela primeira vez o Brasil.

Rosenblatt mudou-se para o Rio de Janeiro em 2002 e montou uma oficina de fotografia: ‘Olhares do Morro’ nas colinas da favela de Santa Marta, proporcionando um lugar onde os jovens locais se pudessem desenvolver e estudar fotografia. Alguns cresceram e tornaram-se fotógrafos de sucesso. A imprensa internacional tem destacado regularmente os seus portofólios devido ao seu imediatismo e autenticidade. Olhares do Morro expôs na sede da Unesco em Paris (2004), festival de fotografia Rencontres d’Arles, Art Basel Miami Beach como instituição de arte (2005), e em Estocolmo (2006) e Brasília (2007). O projecto terminou em 2008.

Enquanto trabalhava como fotojornalista, Vincent tem documentado a cena underground do Baile Funk e das culturas marginais urbanas no Brasil desde 2005, desde quando iniciou uma colaboração com os organizadores, DJ’s e dançarinos do Rio Baile Funk.

{Lp} Press

“Fazemos livros de fotografia. Acreditamos que cada ideia merece soluções originais, por isso dispensamos formatos pré-moldados. A edição das fotos, a arte gráfica, a escolha do papel, a técnica de impressão, o acabamento: tudo é pensado sob medida para cada projeto, e produzido em diálogo constante com o autor.”

Peso 0.85 kg
Dimensões 18 × 2.5 × 24 cm
Autor

Vincent Rosenblatt

Título

Rio baile funk

Editora

LP Press

Intervenções artísticas

Texto

Vincent Rosenblatt

Desenho gráfico

{Lp} press

ISBN

9786599745300

Edição

Ano

2022

Tiragem

1000

Local de produção

São Paulo . Brasil

Idiomas

Português, Francês, Inglês

Impressão

Ipsis gráfica

Tipo de encadernação

Capa dura, cadernos costurados

Páginas

200

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

SKU: LPP-00020 Categoria: Tags: , ,
Updating…
  • Nenhum produto no carrinho.