Eric Garault quis descobrir o cotidiano dos camponeses que, à sua maneira, se adaptaram aos ritmos da natureza, se propulsam, sem o saber, ao patamar de elucidadores de um novo mundo. Eles são os representantes do que no Brasil se chama a « cultura Caipira », um modo de vida camponês ancestral que poderia redefinir um futuro durável. Ao longo do livro, citações do patrimônio literário brasileiro vêm dialogar com as fotos. Uma perspectiva indispensável para compreender a complexidade e a riqueza da roça, realidade única de um paÍs como nenhum outro.
Eric Garault
Nascido em Paris, é fotografo há mais de vinte anos. Expôs na França e no Brasil. Algumas de suas fotografias fazem parte de coleções públicas e privadas.
Eric Garault se interessa sobre o lugar do homem no seu ambiente e ama descobrir e compreender o mundo que ao seu redor. Gosta particularmente das aventuras do quotidiano e dos encontros através dos retratos.
Sua descoberta do país auriverde em 2000 marca uma virada decisiva em seu trabalho fotográfico. O Brasil, a música, a literatura; as questões relativas à sociedade e às viagens estão no coração de sua obra.
Há sete anos, Eric Garault explora os modos de vida dos habitantes da « roça » para compreender seu apego à esta terra. Ali, o mundo moderno convive com um patrimônio histórico ainda bem ancorado e vivo. O tempo longo de construção de sua narrativa fotográfica permite-lhe vislumbrar os movimentos atuais nesta região.
Suas fotos de estética nua revelam, sob luz natural ou artificial, realidades cruas tal como pinturas da época clássica. Sem maquiagem, mas sem vulgaridade. Ao mesmo tempo violenta e delicada, às vezes desesperada, mas sempre voltada para a vida. Uma obra simples e complexa como seu tema.
Conheça as publicações da Editions Courtes et Longues disponíveis na Lovely House.
Não há avaliações ainda.