Investigar os labirintos de promessas e simulacros das imagens técnicas e seu impacto na percepção e na cultura contemporânea, tornou-se o mote da produção artística de Ricardo Barcellos, construída nas duas últimas décadas. Entre inúmeros procedimentos que visam desacomodar a superfície ilusória das imagens e a relação passiva que comumente temos com elas, o artista finda por “dinamitar a ideologia alienante impregnada em imagens que nos atravessam e nos seduzem incessantemente”, segundo o historiador da arte Josué Mattos. “Semblantes do Mundo”, primeiro livro de Barcellos, realizado pela Fotô Editorial, reúne grande parte de sua prolífica produção.
o ocidentais da fotografia brasileira, descoladas de uma história única, defendida por muito tempo em campos especializados do conhecimento. A obra não só convida os leitores a conhecer o mundo indígena Xakriabá e de outras aldeias e povos, como também a aprofundar a experiência de olhar e apreender mundos invisíveis para uma sociedade ocidental.
Ricardo Barcellos
Apaixonado pela fotografia desde a adolescência, tem sua trajetória profissional marcada pela versatilidade . Avesso ao estilo, seu trabalho transita por múltiplas linguagens visuais passando por lifestyle, retratos, stilllife , beauty e vídeo . É justamente no cruzamento de linguagens diferentes que propõe soluções para seus clientes.
Realiza projetos no campo das artes visuais utilizando técnicas de vídeo arte, instalações e fotografia expandida.
Conheça os títulos da Fotô Editorial.
Não há avaliações ainda.