“Utaki, em okinawano, traduz a ideia de um lugar sagrado, lugar de oração, geralmente espaços na natureza: um bosque, caverna ou montanha, acessados por poucos. Esse olhar para o sagrado, de acordo com a necessidade sentida pelo fotógrafo Ricardo Tokugawa, se volta para suas raízes, num processo de investigação da família e da casa, conceitos que se misturam dentro da cultura japonesa.
Utaki nos incita a olhar, de dentro para fora, para nossas próprias questões identitárias, os reconhecimentos e estranhamentos que, de dentro de nossas tradições, lugares, costumes e hábitos particulares, não cessam de se mover e se renovar”, pontua Daniel Salum.
Ricardo Tokugawa
O autor de Utaki formou-se em fotografia pela Spéos Photographic Institute em Paris e pela Escola Panamericana de Arte e Design em São Paulo. É bacharel em engenharia civil pela Escola Politécnica da USP. Participou da 4ª temporada do programa Arte na Fotografia, do Canal Arte1, com Cláudio Feijó e Eder Chiodetto como mentores. Além disso, faz parte do programa da União Europeia de formação em preservação e valorização de arquivos fotográficos, com parceiros de países da Europa. Dentre eles está a Magnum Fonds de Dotation, organização sem fins lucrativos ligada à agência Magnum Photos.
Ricardo Tokugawa é vencedor do Prêmio Lovely Boneco Fotolivro ’21 na primeira edição da IMAGINÁRIA_festa do fotolivro.
Conheça os títulos da Lovely House Editora.
Não há avaliações ainda.