Em Pétalas, o autor coloca em fricção a ambiguidade entre atração e repúdio e traz à tona toda a brutalidade camuflada em objetos que podem se passar por atraentes aos olhos do leitor distraído. Misturando imagens de projéteis, balas deflagradas e textos que remetem a um glossário da violência e da indústria/cultura armamentista, o trabalho sugere uma reflexão sobre o fetichismo em torno das armas de fogo. A edição foi feita a partir de 67 imagens extraídas da Internet por meio de ferramenta de pesquisa. As palavras utilizadas como chave de busca e outros termos recorrentes foram inseridos no livro formando uma espécie de vocabulário do mundo bélico e da violência causada pelo uso de tais artefatos. Ao folhear o livro, os rastros de forte crítica político-social somam camadas de complexidade e significados à publicação.
Julio Cesar Cardoso
Julio nasceu em 1972 na cidade do Rio de Janeiro e é arquivista com formação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI-RIO), além de mestre em Ciência da Informação pela Escola de Comunicação da UFRJ/IBICT. Atua principalmente no campo dos fotolivros e fotozines.
Julio Cesar Cardoso é vencedor do Prêmio Lovely Boneco Fotozine ’21 na primeira edição da IMAGINÁRIA_festa do fotolivro.
Conheça os títulos da Lovely House Editora.
Não há avaliações ainda.