O fotolivro de Shirlene Linny e Julio Cesar Cardoso, pela {Lp} Press, investiga o sequestro e assassinato do embaixador José Jobim, em março de 1979, no Rio de Janeiro.
No fotolivro, imagens do projeto da Usina de Sete Quedas e de Itaipu servem de pano de fundo para a reconstituição dos fatos que culminaram no assassinato do embaixador.
As fotografias em preto e branco da monumental estrutura de concreto da hidrelétrica dão a dimensão simbólica da quixotesca tarefa de combater a opacidade do poder, especialmente sob regimes autoritários.
Por meio de extensiva pesquisa documental, os arquivistas Shirlene Linny e Julio Cesar Cardoso montaram um verdadeiro dossiê com pareceres oficiais, documentos de Estado e clipping de jornais e revistas, reunindo desde as notícias do desaparecimento do embaixador – e a suspeita cobertura midiática do caso – até o reconhecimento recente do assassinato de Jobim e a revisão de seu certificado de óbito, em 2018.
A boneca do projeto foi selecionada no Kassel Dummy Award (Alemanha), Premio Fundaciòn Larivière (Argentina), Tinta (Peru) e Festival Zum (Brasil), todos em 2019.
O projeto foi produzido em três locais: caderno principal e zine (impresso por Ipsis Gráfica); dossiê e jornal anexo (impresso e montado pelos autores); pasta-processo (projeto e confecção Gabriela Irigoyen).
Graduada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Uni-Rio). Além disso, é mestre em Ciência da Informação pela UFMG. Tem atuado em projetos que tratam da memória e da violência de Estado, trabalhando principalmente com fotolivros e fotozines.
Nasceu em 1972 na cidade do Rio de Janeiro. É arquivista formado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI-RIO), mestre em Ciência da Informação pela Escola de Comunicação da UFRJ/IBICT. Atua principalmente no campo dos fotolivros e fotozines.
Conheça os títulos da LP Press disponíveis na Lovely House.
Não há avaliações ainda.