Homenagem a cientistas negras, o zine é um desdobramento das pesquisas de Zaika dos Santos sobre Afrofuturismo. Destacando-se em áreas como física, química, biologia, matemática, computação, comunicação social e filosofia, cada uma das cientistas ocupa uma das páginas com sua biografia, ilustração e a simbologia Adinkra é utilizada para representar seus principais atributos. O zine é dedicado às crianças africanas e afrodescendentes, trazendo referências emancipatórias. Parte da Coleção Brasil do faísca lab, o zine foi impresso em verde e vermelho na Riso pela Entrecampo.
Parte da Coleção Brasil (cinco zines): “Ao meu eu criança”, por Ing Lee; “Uma certa bandeira”, por Daniela Maura; “Nação Travesti”, por Bárbara Macedo; “tô pra dizer que, apesar de tudo, gosto de viver aqui”, por marco sem s; “
Zaika dos Santos
Multiartista, pesquisadora, cientista e divulgadora científica do Afrofuturismo. Fundou Afrofuturismo: Arte e STEM, o coletivo Saltosoundsystem e a iniciativa Nok é Nagô. Afiliada à Associação Brasileira de Pesquisadores Negros e ao 500 Women Scientists, integrou os projetos Mulheres na Ciência (British Council) e WOW – Festival Mulheres do Mundo e Museu do Amanhã. Graduanda na Licenciatura em Artes Plásticas na Guignard-UEMG, pela qual é habilitada em Serigrafia. Tecnóloga em Rádio e TV, Web Design e Audiovisual.
Conheça os títulos da faísca lab na Lovely House.
Não há avaliações ainda.