Este livro é parte de um projeto mais amplo que pretende contar a história da fotografia no Brasil a partir de manifestações gráficas e fotográficas que nem sempre tiveram relevância e importância na cronologia dos fatos. O livro anterior, Papéis Efêmeros da Fotografia, foi a primeira iniciativa que destaca a papelaria das empresas e das casas fotográficas.
Inexplicável meu fascínio pelas fotografias cujas procedências e protagonistas são desconhecidos. Esse anonimato estimula minha curiosidade e atiça minha imaginação. Integrar essas fotografias ao meu arquivo, refletir sobre elas e compartilhar neste livro é valorizar e iluminar a produção fotográfica amadora brasileira, ainda pouco conhecida.
Ao atribuir qualidade e relevância a esse produto cultural nem sempre investigado com a devida atenção, meu desejo é estar em sintonia com a ideia benjaminiana de “escovar a história a contrapelo”. É buscar algumas evidências que se destacam nessas fotografias que agora almejam ocupar um lugar mais expressivo e se tornar uma peça de resistência contra o esquecimento.
Não há avaliações ainda.