Fotografias Deserdadas . Rubens Fernandes Junior

R$80,00

Este livro é parte de um projeto mais amplo que pretende contar a história da fotografia no Brasil a partir de manifestações gráficas e fotográficas que nem sempre tiveram relevância e importância na cronologia dos fatos. O livro anterior, Papéis Efêmeros da Fotografia, foi a primeira iniciativa que destaca a papelaria das empresas e das casas fotográficas.

Inexplicável meu fascínio pelas fotografias cujas procedências e protagonistas são desconhecidos. Esse anonimato estimula minha curiosidade e atiça minha imaginação. Integrar essas fotografias ao meu arquivo, refletir sobre elas e compartilhar neste livro é valorizar e iluminar a produção fotográfica amadora brasileira, ainda pouco conhecida.

Ao atribuir qualidade e relevância a esse produto cultural nem sempre investigado com a devida atenção, meu desejo é estar em sintonia com a ideia benjaminiana de “escovar a história a contrapelo”. É buscar algumas evidências que se destacam nessas fotografias que agora almejam ocupar um lugar mais expressivo e se tornar uma peça de resistência contra o esquecimento.

Fora de estoque

Rubens Fernandes Junior

Possui graduação em Comunicação Social, Bacharel em Jornalismo pela Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP (1976) e Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia Industrial – FEI (1976). Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC (2002). Atualmente é Diretor e Professor Titular da Área de Comunicação da Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP), Pesquisador e Curador Independente de Fotografia.

Autor dos livros: Fotografias Deserdadas, Editora Tempo D’Imagem, Fortaleza (2022); Papéis Efêmeros da Fotografia, Editora Tempo D’Imagem, Fortaleza (2015); Geraldo de Barros – Fotoformas e Sobras, Editora Cosac Naify, São Paulo (2006); Labirinto e Identidades – Fotografia Brasileira Contemporânea, Editora Cosac Naify, São Paulo (2003); O Século XIX na Fotografia Brasileira, Editora Francisco Alves, Rio de Janeiro (2000); entre outros. Foi curador das exposições “O que os Olhos Alcançam”, fotografias de Cristiano Mascaro, Sesc Pinheiros, São Paulo (2019); Mosaico do Tempo – 70 anos de fotografia de German Lorca, Itaú Cultural, São Paulo (2017), entre outras.

Recebeu o Prêmio Mérito Cultural na Fotografia, da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil, em 2020; o Prêmio Marc Ferrez de Fotografia, em 2014; Prêmios de melhor exposição/curadoria pela Associação Paulista de Críticos de Arte pelas exposições A(s)simetrias, fotografias de Geraldo de Barros, Galeria Brito Cimino, São Paulo, 2006; e Mario Cravo Neto Fotografias, no Museu de Arte de São Paulo, 1995.


Conheça os títulos da Tempo d’Imagem na Lovely House.

Peso 0,520 kg
Dimensões 22 × 14 × 2 cm
Autor

Rubens Fernandes Junior

Título

Fotografias Deserdadas

Editora

Tempo d’Imagem

ISBN

9786588350041

Edição

Ano

2022

Local de produção

Fortaleza . Brasil

Páginas

208

Idioma

Português

Desenho gráfico

Ana Soter

Gráfica

Ipsis

Impressão

Offset

Encadernação

Brochura

Tiragem

400

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

SKU: TDI-00019 Categorias: , Tags: , ,
Updating…
  • Nenhum produto no carrinho.